A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE CAUSA NAS EMPRESAS


Você sabe o que é marketing de causa? Marketing Relacionado a Causas nasce da união entre empresas e organizações da sociedade civil, e tem como objetivo criar ações que tragam benefícios a ambos e também para a sociedade. 

Em outras palavras, além de fortalecer as marcas, o marketing de causa é uma maneira eficiente de conscientizar os consumidores sobre inúmeros projetos sociais e medidas que precisam ser tomadas em favor de todos. 

Um exemplo foi a necessidade de reduzir o consumo de canudos plásticos em benefício do meio ambiente, que fez com que grandes nomes como McDonald’s e Bob’s deixassem de utilizar esse item para alertar seu público.

Mas quais vantagens esse tipo de marketing pode trazer para a sua empresa? Quais marcas já aderiram a essa estratégia?

 

O que os consumidores esperam do marketing de causa

Quanto melhor o marketing, mais a confiança dos consumidores aumentam pela marca. Em uma época em que a tecnologia favorece o acesso às informações de maneira muito rápida, o público está cada vez mais ciente do posicionamento das empresas sobre diversos assuntos, o que também o torna muito mais crítico e exigente.

Mais do que apenas oferecer bons produtos e serviços, as pessoas esperam que as marcas realmente se posicionem e gerem valores que vão além das vendas.

 

Benefícios diretos e indiretos para as empresas

Um dos maiores benefícios que o marketing social traz para as empresas é diferenciar a marca diante de um público mais consciente, podendo assim, ajudar a impulsionar as vendas.

Essas ações também são extremamente favoráveis para melhorar a imagem da marca e permitir que se posicione melhor que os concorrentes, principalmente se eles não são engajados em alguma causa. 

 

Empresas brasileiras que trabalham com marketing de causa

O marketing de causa tem que tornado tão forte que inúmeras empresas aderiram a essa estratégia. Veja alguns exemplos de ações que aconteceram (ou ainda acontecem) no Brasil:

  • Hering: O câncer de mama no alvo da moda;
  • McDonald’s: McDia Feliz;
  • Dove: Dove pela autoestima;
  • Pedigree: Adotar é tudo de bom.

 

Sua empresa também pode criar ações como essas. Entre as diversas possibilidades, temos:

  • produtos sociais: o valor da aquisição de um, ou mais, de seus produtos, é revertido total ou parcialmente para um projeto social;
  • compre um, doe um: o consumidor adquire um item da marca e essa se compromete a doar outro, podendo ser igual ou não;
  • doação de troco: o consumidor tem a opção de arredondar o valor de sua compra e doar esse excedente a uma instituição, como fez o PayPal em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Ou seja, existem inúmeras maneiras de fazer marketing de causa. No entanto, é fundamental lembrar que a estratégia deve ser sincera e estar alinhada aos propósitos da sua empresa, do contrário, pode repercutir negativamente junto ao seu público.

Por isso, a sugestão é pesquisar diferentes ONGs e identificar qual defende causas nas quais a sua marca (e você) realmente acreditam. 

 

A Agência Mágica Marketing Empresarial, por exemplo, utiliza doações de trabalho voluntário em mídias sociais de Instituições sem fins lucrativos de Conselheiro Lafaiete como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.


Categoria: Makerting Publicado - 03/07/2020

Mídias Sociais

PERSIGA-NOS